Saúde e a Violência sobre a Mulher do Campo é tema de debates em seminário.



Seminário do Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA da Regional Serrana–ES, no sábado, 23/03, reuniu lideranças e mulheres do campo na Igreja Luterana de Paraju, Domingos Martins, em comemoração ao mês da mulher. O tema das intervenções e debates foi Saúde e a Violência sobre a Mulher. O encontro contou com a palestra com a médica do SUS - Sistema Único de Saúde de Domingos Martins, Flozilda Kunde, e a psicóloga Livia Rosa, que atende na localidade de Ponto Alto. Juntas, frisaram a importância da saúde mental das agricultoras, da valorização da mulher e do orgulho feminino por derrubar barreiras no seu dia a dia. Foi um seminário transformador para as agricultoras presentes. Contando um pouco da história do movimento, a coordenadora da APAGEES - Associação de Pequenos Agricultores do Estado do Espírito Santo, que tem sede em São Gabriel da Palha, Cassia Aparecida Cassaro, distribuiu dois materiais de conteúdo muito rico: cartilhas de formação em Feminismo Camponês e Popular, produzidas pelo MPA - Movimento dos Pequenos Agricultores e ANAC - Associação Nacional da Agricultura Camponesas.




O pré-candidato a prefeito de Marechal Floriano pela Federação PT, PV e PCdoB, Reginaldo Penha, acompanhado de sua esposa, a professora da rede municipal de educação, Nilda Idelfonso participaram do Seminário, enfatizando que as mulheres de áreas rurais enfrentam muitos obstáculos para conseguir romper com a violência no ambiente doméstico e familiar. “Estão longe dos hospitais, das delegacias e serviços de assistência social; ainda sentem medo de denunciar e não serem acolhidas, a falta de recursos financeiros e o isolamento precisam de um olhar objetivo dos poderes judiciário, legislativo e do executivo municipal”, destacou.


Reginaldo Penha incentiva presença feminina nos espaços de poder do município de Marechal Floriano, que ainda é tímida, e na Câmara de Vereadores, que em toda a sua história somente três mulheres conseguiram se eleger nos anos de 2001, 2009 e 2019.


Comentários

  1. Pensar Marechal é isso. Ir direto ao problema, discutir e encontrar soluções. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário