1ª Feira das(os) IPÊS-endedoras(es) de Santa Maria de Marechal será dia 8 de junho

 

No dia 8 de junho, sábado, Santa Maria de Marechal terá atenção voltada para a 1ª Feira das(os) IPÊS-endedoras(es) da Vila dos Ipês. Será montada no calçadão que fica entre o restaurante e o supermercado, às margens da Rodovia ES 146, também conhecida como Francisco Stöckl. 


A ideia começou no dia 29 de abril, em uma reunião na casa da moradora Maria Aparecida Rodrigues, a Cida, da Vila dos Ipês. Estavam presentes dez mulheres, além de Reginaldo Penha — Membro do MPA - Movimento dos Pequenos Agricultores e pré-candidato a prefeito pelo PT/PV — e dois moradores, José Carlos Pilon e Ivan Passos de Oliveira. 

Após a reunião em que ficou definido a data do evento, 8 de junho, criou-se um grupo de WhatsApp para que todas(os) pudessem dialogar. Foi onde as conversas fluíram, as ideias foram aparecendo e as decisões foram se tornando atitudes. 

Com a mão na massa, as(os) empreendedoras(es) - cozinheiras, crocheteiras, fuxiqueiras, tapeteiras, floristas, doceiras, padeiras, agricultoras, enfim, decidiram montar suas barracas e expor seus trabalhos artesanais, produtos da agricultura familiar, culinários, plantas, queijos, sorvetes, pães, bolos. 

A feira terá também um bazar de roupas do MPA, vindas de uma ONG alemã, ao preço de R$5 por peça. Começa às 8 e segue até às 15 horas. O local terá bandeirolas, balões e outras decorações já anunciando os festejos juninos. 

As IPÊS-endedoras, num trocadilho com o nome da Vila dos Ipês, fazem parte do Grupo de Mulheres de Marechal Floriano — GRUMMAFLOR, que vem coordenando junto com o MPA a organização dessa 1ª Feira, uma vez que não há apoio de órgãos públicos. "É na cara e na coragem", como definiu Cida.

Todos os expositores terão que arcar com as barracas e mais a infraestrutura para que o evento aconteça. Um requerimento foi feito à Prefeitura de Marcehal e à Secretaria de Cultura para que apoiasse e divulgasse a iniciativa. Ainda sem reposta. 

O que se pretende com a feira

A agricultora de Araguaia, Isaura Busato, disse que o encontro das mulheres e homens empreendedores de Santa Maria será um espaço de trocas e aprendizados. 

"Teremos muitas dificuldades no início, mas é uma oportunidade de negócio para a comunidade", destacou Isaura.

Para a professora Nilda Idelfonso, a 1ª Feira das(os) IPÊS-endedoras(es) é uma excelente vitrine para as pessoas, as famílias que produzem e querem gerar renda. 

"É uma oportunidade de promover o desenvolvimento econômico local. Eventos como esse fortalecem a economia e proporcionam momentos de integração e lazer para toda a comunidade,” salientou Nilda.

Para a professora aposentada, fuxiqueira (que produz artesanato fuxico) e moradora da Vila dos Ipês, Maria Luiza Pilon, a realização da feira é um momento para atrair os visitantes que estão de passagem pela cidade, fomentando agroturismo. 

"Precisamos mostrar o melhor da criatividade e capacidade empreendedora das mulheres da nossa comunidade, além de proporcionar um espaço de lazer e cultura para toda a família,” evidenciou Luiza.

Desenvolvimento econômico

O evento espera atrair a atenção dos moradores locais e também do grande numero de turistas que visitam as montanhas capixabas, fortalecendo o comércio local e o agroturismo da região. 

Para o pré-candidato a prefeito pela Federação PT/PV, Reginaldo Penha, "incrementar essas iniciativas precisa ter a participação do governo local, como vem sendo feito em municípios vizinhos, em Domingos Martins e Venda Nova". 

Outra ação necessária é a formalização dos produtores rurais e artesanais como Microempreendedores Individuais - MEI, pois, segundo Reginaldo, a formalização garante direitos básicos como, por exemplo: licença maternidade, aposentadoria e afastamento em caso de acidentes.

________________________

Estiveram na reunião, Ingrid Oliveira, Rosiane dos Santos, Maria Aparecida Rodrigues (Cida), Isaura da Penha Busato, Alzineia I. O. Almeida, Tatiana A. Souza, Santa Ramos, Tãnia Trento, Nilda Ildelfonso e Maria Luiza Pilon. 

Comentários