O Dia Internacional de Luta das Mulheres - 8 de março - pela primeira vez, foi comemorado no Centro de Marechal Floriano com a participação de centenas de mulheres com sorteio de brindes, música, alegria e conscientização da importância desse dia nas lutas e conquistas das mulheres.
Com o tema Pela Vida das Mulheres do Campo, das Águas, das Cidades, das Florestas, o GRUMMAFLOR - Grupo de Mulheres de Marechal Floriano promoveu várias atividades para envolver a sociedade na luta pelo direito ao trabalho decente e o fim da violência contra as mulheres.
E para reforçar essa iniciativa coletiva das mulheres florianenses pelos seus direitos, foram montadas, ao lado da estação, barracas para exposição de bazar de roupas do MPA (Movimento de Pequenos Agricultores numa parceria de ONGs da Alemanha), artesanatos das mulheres da Vila dos Ipês - Comunidade Nossa Senhora Aparecida de Santa Maria de Marechal; corte de cabelo para mulheres jovens e adultas, venda de produtos agrícolas e sorteio de 41 brindes doados pelo comércio local.
As atividades começaram às 10 horas com um convite às mulheres que passavam pelo local para celebrar esse dia tão importante na vida de todas, data que simboliza a luta por igualdade de direitos e contra todas as formas de opressão e violência contra a mulher.
Brindes e música.
Durante todo o dia, foram acontecendo os sorteios dos brindes. Na hora do almoço, quem passava pelo centro de Marechal teve a oportunidade de ouvir o cantor bastante conhecido na cidade, Dominique de Souza, que fez uma homenagem ao dia delas, cantando músicas para as mulheres.
“Dar voz e visibilidade às manifestações desse dia, é uma forma de reafirmarmos nossa luta contra o feminicídio que, diariamente, de forma violenta e covarde, tira a vida de centenas mulheres, pelo simples fato de serem mulher”, disse a empresária, arquiteta e urbanista Carla Bianchi Mognhol, que é pré-candidata a vice-prefeita na chapa da Federação (PT, PCdoB e PV).
Ela lembra que é "essencial defender políticas e práticas que promovam o empoderamento das mulheres e garantir que todas tenhamos a oportunidade de realizar seu potencial sem enfrentar discriminação ou limitações com base em seu gênero. Isso envolve não apenas reformas legais, mas também mudanças culturais e educação para desafiar os estereótipos de gênero e promover o respeito e a igualdade para todos".
Bazar e produtos agrícolas.
Além do grande bazar ao preço simbólico de R$ 5 cada peça de roupa, o Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) também trouxe mel, doces, biscoitos e produtos agrícolas como inhame, chuchu, caqui, limão. A produtora de Araguaia, Isaura Penha, trouxe banana-prata, banana-da-terra e aipim, produtos da agricultura familiar, que alimentam a população.
Artesanato.
As mulheres fuxiqueiras da Vila dos Ipês da Comunidade Nossa Senhora Aparecida de Santa Maria de Marechal, capitaneadas pela professora aposentada, ex-vereadora por Colatina, Maria Luíza Pilon, enviaram panos de prato, suportes de tecido para vários fins, descanso de panelas e muitos bichinhos fabricados com fuxicos. Foi sucesso total.
Empreendedorismo.
Maria Galdino, empreendedora local, fez degustação de sucos naturais, denominado Kit Suco Saúde. Seus sucos foram um refresco para o dia ensolarado.
Consultoria.
Durante todo o evento, contamos com a consultoria sobre procedimentos para aposentadoria no INSS, oferecida pelo Sr. José Carlos Pilon, funcionário aposentado que atuou 33 anos no INSS.
Apoio do Comércio.
O GRUMMAFLOR agradece aos comerciantes que doaram brindes:
• Juliana Xavier (2 SPA dos pés);
• Rosy Cosméticos (maquiagem);
• Cristina Calçados (brincos);
• Pimba Presentes (blusa);
• Roriz utilidades do lar (utensílio plástico multiúso);
• LiliPop (caixa de bombons);
• Restaurante Stein (2 almoços);
• Bolsa Térmica;
• Cacau Show (chocolates);
• Farmácia Serrana (kit perfumaria);
• Essenze Estúdio de Beleza (hidra gloss, designer de sobrancelhas com SPA, esmaltação em gel e lash lifting);
• Maria Clara Store (bolsa feminina);
• 2 jarras de suco, 1 jogo de colheres de pau;
• Espaço Saúde Marechal Floriano (1 mês de hidroginástica),
• Giovana Schneider, escritora (7 livros);
• Dinha Sport (sandálias havaianas e pares de meias);
• 3 toalhas de mão com brindes, bolsa de tecido;
• Pedrolina Penha (conjunto de colar e brincos);
• All Sports (copo de acrílico, recheado de chocolates).
De modo especial, agradecemos ao José Carlos Pilon pela consultoria sobre aposentadoria, ao Itamar da Loja Montanhas Bikes que cedeu uma das barracas, a Oficina de Letras por baratear a confecção da faixa para o evento, ao apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Marechal Floriano pela cessão do espaço e ao carinho e ajuda da dona Urçulina do Museu da Estação.
Não podemos esquecer que o 8 de março simboliza a luta das mulheres por igualdade e contra preconceitos, no sentido de elas equipararem-se aos homens em todos os setores da sociedade. Inicialmente, a data lembrava os embates por justiça salarial. Hoje, simboliza a batalha das mulheres contra o machismo, a violência, o feminicídio, a discriminação e também contra a desigualdade salarial.
Participação política.
As mulheres são maioria entre os 150 milhões de eleitores no Brasil, somando 53%. A diferença de votos entre homens e mulheres chega a 8,1 milhões, o que poderia deixar as Câmaras Municipais, as Assembleias Legislativas e o Congresso Nacional bem mais feminino se elas resolvessem eleger mulheres.
No entanto, são minorias nos cargos de representação. Nos últimos 195 anos, a Câmara dos Deputados, por exemplo, teve 7.333 deputados, incluindo suplentes. Apesar de conquistarem o direito de serem eleitas em 1933, as mulheres ocuparam somente 266 cadeiras nestes quase 90 anos.
O GRUMMAFLOR é composto por Maria Luiza Pilon, Marcela da Silva, Nilda Idelfonso, Tânia Trento, Carla Mognhol, Maria da Penha Javarini, Tânia Botelho, Lorena, Suely Viana, Isaura da Penha Busato entre outras guerreiras que estão chegando.
Comentários
Postar um comentário